quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bolo de coco


Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar cristal peneirada
1 xícara de leite (usei desnatado)
1/4 xícara de óleo (canola, soja, milho, …)
4 ovos médios separados
110g (um pote) de iogurte (usei desnatado)
100g de coco em floco desidratado (sem açúcar)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Utensílios: tigela, fouet, batedeira, fôrma (usei uma para bolo inglês, numa redonda também daria)
Modo: todos ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Unte e enfarinhe a fôrma desejada. Misture a farinha com o fermento, reserve. Pré-aqueça o forno 180°C.
Separes as gemas das claras. Bata as claras em neve, reserve.
Junte as gemas e açúcar. Bata até virar um creme amarelo claro, coloque o óleo. Continue batendo. Acrescente a farinha aos poucos, alternando com o leite e o iogurte. Junte todo o coco. Misture bem.
Agora misture com as claras em neve com cuidado, mas sem medo. Transfira para a fôrma previamente preparada. Asse por 45 minutos em forno 180°C.


Créditos: Site Prato Fundo enviada por Vitor Hugo


aprovado!
Leia Mais»

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Peito de Frango Empanado com Doritos

Essa receita e super pratica e simples. A ideia e empanar os peitos de frango usando salgadinhos de milho (tipo Doritos), ja que eu tinha muitos deles sobrando aqui em casa.

Peito de Frango Empanado com Doritos - Receita:

Peitos de frango lavados e secos
Mostarda Dijon ( ou outra se preferir)
Doritos (ou outro salgadinho de milho)

Triture os Doritos no processador. Se nao tiver processador, ponha os Doritos num saquinho plastico de cozinha com ziper e bata com uma frigideira ou rolo de macarrao. Deixe uns pedacos mais grandinhos, para dar mais textura ao frango.

Pincele cada peito de frango com a mostarda e passe nos Doritos picados para encobri-los. Disponha os pedacos de frando numa assadeira ** e asse em forno medio (180) ate que fiquem prontos.

** Se tiver uma daquelas grades para inverter bolo, asse o frango nelas, assim ele nao corre o risco de ficar com a casca mole na parte de baixo e ficara crocante por inteiro.
Leia Mais»

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Papillote de Camarão com Tomate Cereja



Peguei essa receita no encarte que vem junto com a revista Claudia, nunca tinha feito algo embrulhado em papel manteiga, achei excelente, o aroma dos ingredientes ficam concentrados dentro do "pacotinho".

Vamos para receita:

Ingredientes:

600 gramas de camarão médio limpo
3 dentes de alho pucados
1 pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto
3 xícaras de tomate cereja ( 500 gramas)
1 xícara (chá) de farinha de rosca
8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de coentro picado
1/2 xícara (chá) de azeite

Modo de preparar:

Corte 8 retângulos de papel manteiga de 25x35 cm (uma folha comprada em papelaria, dá exatamente 4 retângulos na medida exata)
Em uma tigela, tempere os camarões com o alho, a pimenta e o sal. Reserve.
Em outra tigela, misture o tomate cereja com a farinha, o queijo, a cebolinha, e o coentro. Regue com azeite e misture.
Sobreponha dois retângulos de papel e, no centro deles, coloque uma porção de camarão e uma de tomate. Dobre os lados maiores sobre o recheio, virando as pontas para baixo.
Repita o procedimento com o restante dos ingredientes.
Em uma assadeira, leve ao forno pré aquecido (180º), por 20 minutos ou até que o camarão fique cozido (para ver se está no ponto, faça um pequeno corte no pacote com uma tesoura).
Abra os pacotes e sirva.
Rendimento 4 porções.

Leia Mais»

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cocadinhas


Cocadinha

Esta receita é do caderno da minha mãe, está com nome de queijadinha, porém como não vai queijo, estou chamando de cocadinha.

1 kg de coco fresco
1 kg de açucar
1 duzia de ovos
200 gr de manteiga
100 gr de farinha de trigo

Usei 1 colherinha de corante amarelo pois as gemas dos ovos não eram bem amarelinhas, mas isso é opcional.


Misture o açucar com o coco e deixe repousar uma noite. No dia seguinte coloque todos os outros ingredientes e misture tudo muito bem.
Ponha nas forminhas de papel e coloque dentro de forminhas de empada (as de alumínio).

Eu usei forminhas com 8 cm de boca por 3 cm de altura, rendeu 65 cocadinhas.
Leve para assar a 180 graus até ficarem douradas

Dicas:

- Enquanto vai enchendo as forminhas, mexa a massa que está na vasilha de vez em quando para que o líquido não se deposite todo no fundo.

- Não é necessário untar as forminhas de papel.

- Pode derreter a manteiga se estiver muito frio pois se ela está dura fica difícil misturar, mas deixe esfriar ante de misturar aos outros ingredientes.

- Não encha as forminhas até a boca, deixe um espaço de 1 cm mais ou menos.

- Se quiser pode colocar uma colherinha de essência de baunilha.

Leia Mais»

sábado, 16 de agosto de 2008

Bolo de Maça


Hj fui visitar minha mãe a tarde, quando cheguei la estava um cheirinho incrível de bolo q acabou de sair do forno, hummmmmmmmm não resisti, provei e aprovei , tirei foto e ai vai a receita,ótimo para acompanhar aquele cafézinho, façam vcs não vão se arrepender.



Ingredientes:
Massa: - 3 maçãs - 4 ovos - 1 ½ xícara (chá) de açúcar - 1 xícara (chá) de óleo - - ½ xícara (chá) de uva passa branca - 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura: - Uma calda feita com 2 colheres de chocolate em pó,3 colheres de manteiga,2 colheres de leite,1 xícara de açucar,leve ao fogo para ferver.
Modo de fazer: Lave as maçãs e retire as cascas (reserve-as). Corte as maçãs em cubos e deixe de molho em um recipiente com água e limão. No copo do liquidificador coloque o óleo, os ovos e as cascas das maçãs. Bata. Agregue o açúcar com o liquidificador ligado. Desligue reserve. Em um recipiente, coloque a farinha, o fermento (peneirados), as uvas passas, e as maçãs picadas. Misture. Acrescente o liquido reservado no liquidificador. Mexa bem. Coloque em uma assadeira redonda untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos. Retire do forno e jogue a calda por cima ,ou então se preferir dispense a calda e polvilhe açucar e canela.
Leia Mais»

Slices de chocolate e avelã




slices de chocolate e avelã

O blog da Valentina é maravilhoso!
Estou sempre ligado em sua página para ver as novidades.
Hoje estou divlgando aqui uma de suas delícias.

Quem quiser ver mais, pode visitar o seu blog:
http://trembom.blogspot.com/


Já estava me preparando para fazer esta receita há umas duas semanas. Comprei o biscoito de chocolate, e cada vez que chegava em casa tarde demais para fazer a danada comia dois biscoitos com um copo de leite para acompanhar. Fiquei então sem a quantidade que necessitava para a receita. Um perigo ter estes biscoitos em casa. Nunca compro estas coisas pecaminosas a menos que tenha uma receita – como essa. Finalmente consegui me organizar para fazê-la. Tive que comprar mais um pacote de biscoito, é claro. Não comprei biscoitos sólidos de chocolate. Comprei os digestives são revestidos de chocolate. E confesso que fique feliz pela troca.


E a espera foi ótima. Este slice tem algumas etapas, não fica pronto em 2 minutos mas o resultado final vale a pena. As avelãs com o chocolate ficam uma combinação de morrer de boa. Parece que a fatia do slice vai desmanchar na boca da gente. Coma sem culpa pois o danado é calórico; use os melhores ingredientes, porque vale muito a pena. Fiquei apaixonada por esta receita e já comecei a pensar em colocar banana machucada /amassada antes da cobertura para ver como fica – na próxima vez que o fizer é claro. Quase esqueço de dizer que usei mais do que uma xícara de chocolate triturado para misturar com a manteiga pois achei que 1 xicara não foi suficiente. Recomendo então que você coloque 1 xícara e ajuste de acordo com o seu gosto.
Já resolvi adotar esta receita para presentear. As fatias devem ficar lindas embrulhadas para presentes. E na hora de comer, o presenteado vai ficar ainda mais contente.


Ingredientes:
250g de biscoito de chocolate
60g de manteiga sem sal, derretida
4 ovos,separe gemas das claras
¾ xícara(165g) açúcar
½ xícara(50g) avelãs moídas
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Ingredientes para a cobertura:
125g de manteiga amaciada
½ xícara (110g) açúcar
1 colher de sopa de suco de laranja
200g de chocolate amargo-70% cação de preferência
1 colher de sopa de chocolate em pó

Preparo:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre uma forma de 20cmX30cm,deixando abas laterais. Reserve.

Coloque os biscoitos no processador e reduza tudo a farelos. Encha uma xícara de 250ml com farelos de biscoito e ponha numa tigela. Reserve o resto. Derrame a manteiga derretida por cima da xícara de farelos e misture bem. Depois espalhe no fundo da forma.Pode parecer que não vai dar, mas bote fé. Use uma espátula para ajudar a espalhar mais levemente. Leve à geladeira por 10 minutos.

Bata as claras até que fiquem levemente nevadas e vá acrescentando o açúcar levemente e batendo bem após cada incorporação. Depois acrescente as avelãs, o restante do biscoito e a farinha de trigo. Com uma espátula misture tudo bem até que a misture fique homogênea. Espalhe a mistura por cima da base de biscoitos.
Leve ao forno por 20 minutos. Derreta o chocolate numa tigela sobre uma panela com água em fogo baixo. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar por 20 minutos.
Enquanto isso baixe a temperatura do forno para 170oC. Ao mesmo tempo em que o slice esfria bata os ingredientes da cobetura – manteiga, açúcar e suco de laranja. Depois acrescente o chocolate já frio e misture tudo. O slice já vai estar frio, então derrame a cobertura por cima e asse por 20 minutos. Quando ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma. Leve à geladeira já frio e deixe lá até que fique firme. Antes de servir polvilhe com o chocolate em pó.
Leia Mais»

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Frango com Batata Doce


Aqui nos EUA algumas batatas doce tem uma coloraç
ão alaranjada maravilhosa. São adocicadas e cozinham rápido. São versáteis: Pode-se fazer receitas doces ou salgadas e eu gosto muito de explorá-las.

Esta receita é do livro Betty Crocker's Best Chicken Cookbook. Cada receita tem sua própria foto e todas são de dar água na boca. Eu adquiri, pois as receitas são bem práticas, ou seja, tudo aquilo que a gente quer na correria do dia-a-dia.

Ingredientes:

2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher sopa de curry (as vezes substituo por tumérico)
1/2 colher chá de sal
1/2 Kg de peito de frango sem pele, cortado em cubos
1 colher sopa de óleo vegetal
1 1/4 xícara de suco de maçã
2 xícaras de batata doce cortada em cubos
1 chili pequeno picado (substituo por um pouco de chili em pó ou pimenta-do-reino)
2 colheres sopa de geléia de maçã (eu não coloco)


Modo de Preparar:

Misturar a farinha, o curry e o sal num saco plástico do tipo ziploc. Colocar o frango, fechar o saco e sucudir bem para cobrir bem o frango com mistura.

Aquecer o óleo numa frigideira em fogo médio. Adicionar o frango e fritar por 2 ou 3 minutos ou até ficar dourado. Colocar o que sobrar da farinha no suco de maçã. Adicionar o suco de maçã, as batatas e o chili ao frango.

Tampar a frigideira e cozinhar de 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o frango não esteja mais rosa por dentro e as batatas estejam macias. Colocar a geléia e mexer até derreter.

DICA: Servir com arroz ou couscous. Salpicar com salsinha ou cebolinha fresca picadinha, chutney ou amendoim picado. O couscous pode ser somente temperado com manteiga e sal.


COUSCOUS: É um tipo de massa de semolina grosseiramente moída. Este grão é um dos princípais ingredientes utilizados na cozinha de muitos países do norte da Africa. Nos últimos 10 anos tem sido muito utilizado também na cozinha americana. Couscous Parabolizado já está disponível em muitos supermercados e lojas de alimentos. (Gourmetspot.com)

Couscous cru


Rendimento: 4 porções


Leia Mais»